MARIA DA PENHA!

0
38
A BPW Brasília, através de sua Coordenação dos Direitos da Mulher, rende todas as homenagens a essa Guerreira, símbolo da luta contra a violência às Mulheres: MARIA DA PENHA!
O professor universitário colombiano, Marco Antonio Heredia Viveros, seu então esposo, tentou matá-la duas vezes. Na primeira vez lhe deu um tiro simulando um assalto, na segunda tentou eletrocutá-la enquanto ela tomava banho. Por conta das agressões sofridas, Maria da Penha ficou paraplégica.
Quando criou coragem para denunciar seu agressor, Maria da Penha se deparou com uma situação que muitas mulheres enfrentam ainda hoje: revitimização e incredulidade por parte da Justiça brasileira.
Em face das dificuldades encontradas para garantir seu direito à VIDA, e punir o agressor, resolve acionar o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) e o Comitê Latino Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (CLADEM).
Estes organismos encaminham seu caso para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), em 1998.
O caso de Maria da Penha só foi solucionado em 2002 quando o Estado brasileiro foi condenado por omissão e negligência pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.
Desta maneira, o Brasil teve que se comprometer em reformular suas leis e políticas em relação à violência doméstica.
E aí, foi criada a LEI MARIA DA PENHA, que hoje completa 14 anos existência!
Lucia Bessa
Coordenadora da Comissão dos Direitos da Mulher
BPW Brasília

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here